terça-feira, outubro 04, 2005

Yahoo! investe em biblioteca pública digital

O Yahoo! divulgou nesta segunda-feira (03/10) o apoio a uma iniciativa que busca o desenvolvimento de uma grande biblioteca online de textos digitalizados e filmes em domínio público, disponível para consulta, download e usos diversos em formatos de alta resolução.
A companhia é mais uma entre diversas organizações que apóiam a Open Content Alliance (Aliança Conteúdo Aberto), cujo objetivo é agregar também todas as bibliotecas já existentes pela web e adicionar mais conteúdo a esse arquivo.
A Adobe e a Hewlett-Packard já anunciaram anteriormente que fornecerão software para o projeto, enquanto que os livros digitalizados virão da O'Reilly Media e da Universidade de Toronto, no Canadá. Os filmes serão por conta dos arquivos da Prelinger (que organiza o portal Internet Archives) e dos arquivos nacionais do Reino Unido.
O Yahoo!, por sua vez, organiza o conteúdo e desenvolve os sistemas de busca, além de patrocinar a digitalização de um número de obras de literatura norte-americana selecionadas pela Universidade da Califórnia.
Segundo Brewster Kahle, organizador do Internet Archive, o modelo de financiamento proposto pelas empresas que apóiam a iniciativa permitirá a digitalização de "milhões de filmes, livros e gravações em áudio", com a primeira parte chegando logo ao final deste ano.
A Open Content Alliance, no entanto, não é a única biblioteca digital em construção. O Google Print, do Google, também planeja oferecer milhões de obras digitalizadas, incluindo algumas que ainda estão sobre proteção de direitos autorais.
De outro lado está a Associação dos Autores dos Estados Unidos, que já criticou a iniciativa do Google e recentemente anunciou um processo na Justiça do país pedindo o fim do serviço. Segundo o mecanismo de busca, o Google Print é legal e não fere nenhuma recomendação da lei de direitos autorais norte-americana.

Fonte: IDG Now

Nenhum comentário: