domingo, outubro 09, 2005

Sobre o Google Reader

O Google lançou seu agregador de Feed, o Google Reader. Vamos colocar aqui os recursos do serviço, além de discutir um pouco sobre a funcionalidade do serviço.

Primeiramente, o serviço é mais uma das ferramentas do Google, que visa atrair mais usuários para os serviços da empresa. Feeds RSS e Atom, além de feeds para podcasts movimentam a troca de informação na internet hoje. Baseando-se na proporção de que 3 em cada 10 internautas utilizam algum tipo de feed, o Google lançou seu leitor, todo baseando em AJAX. O serviço vem para concorrer diretamente com o Bloglines, além de todos os softwares leitores de RSS e declarar guerra à Microsoft, que já havia mostrado sua paixão por RSS e que irá integrá-lo ao Windows Vista e ao Internet Explorer 7.
A grande vantagem do leitor do Google parece ser a disponibilidade, por ter interface web, ele abre em praticamente qualquer navegador e sistema operacional, além de poder ser acessado a qualquer hora e de qualquer lugar. ( O serviço parece não funcionar corretamente no Opera, mas portou-se bem no IE6 e IE 7 Beta e no Firefox 1.0.7 e Firefox 1.5 Beta 2).
Para usar o serviço, basta visitar a página http://www.google.com/reader e logar-se utilizando uma conta do Google. A inteface lembra o gmail e é bastante interativa, porém pode tornar-se um pouco pesada para que tem conexão de baixo desempenho. A primeira tela a aparecer (home) possui a lista de últimos feeds recebidos, com um menu do lado esquerdo, que dá acesso à navegação das notícias. Neste menu, o botão refresh é muito importante, pois acionando ele, você receberá novos feeds, das fontes já cadastradas. Uma utilidade muito interessante, é a interações com o teclado, (j - próximo, k - anterior, n - page down, p - page up, h - topo, r - atualiza, s - marca com estrela). Notamos que o serviço ainda é um pouco lento, quando comparado com os softwares leitores de feeds, novas notícias demoram mais de uma hora após sua publicação para chegar ao leitor, mesmo acionando-se o botão refresh várias vezes.
Para adicionar novas fontes ao seu leitor, existem dois caminhos: primeiramente você pode fazer uma busca por feeds, utilizando a barra de busca na parte superior do serviço, esse recurso é realmente interessante, pois você coloca a palavra chave, e o mecanismo de busca do Google se encarrega de buscar por feeds pela internet, após achar um assunto de seu interesse, basta pressionar o botão subscribe.Labels. ( O recurso de labels parece um pouco confuso ainda, pois você precisa escrever o nome da etiqueta toda vez que desejar classificar seus feeds, além de não aceitar acentuação). Nem sempre o botão subscribe irá funcionar, por se tratar de um beta, o serviço encontra-se um pouco instável, obrigando os usuários a copiarem o link do rss fornecido pela busca e cadastrar o feed manualmente - que explicaremos a seguir. Você poderá indicar uma etiqueta para o conteúdo, bastando colocar o nome desejado no campo
A página Your Subscriptions armazena todos os feeds cadastrados, permitindo a visualização pela classificação feita pelas etiquetas, além de fornecer o botão Add a Feed ( onde você pode colocar o endereço de sua fonte favorita - ou copiada da página de buscas de feeds - para cadastrar no serviço). A opção More Actionsedit, onde pode alterar a etiqueta ( label) ou excluir a subscrição, além de um filtro para localizar facilmente os feeds cadastrados. Na parte inferior da tela, há um leitor, para exibir as notícias dos feeds selecionados. fornece opções para visualização das suas Subscrições. Em cada feed inscrito você possui o botão
A página Read Itens, mostra os ítem já lidos, na ordem em que foram abertos Além dos feeds não lidos. você pode, na interface de leitura (na home, Your Subscriptions ou Read Itens) marcar os feeds mais importantes com uma estrela, assim como no gmail e ler essas notícias depois, acessando a página Starred. Também, na interface de leitura, há o menu More Options, que fornece a função de cancelar o recebimento do feed, além da possibilidade de enviar a notícia por gmail (gmail this), ou para seu blog (blog this). No canto superior de cada notícias temos a opção de marcar a notícia como não lida (Keep unread).
Você poderá receber, organizar e ouvir seus podcasts no próprio Google Reader, o único problema é que o player, disponível quando você recebe um feed com audio podcast, acelera o mp3 tornando inviável ouvir o podcast no leitor. Esperamos que em breve o Google solucione este problema.
Conclusão: Embora o serviço seja muito interessante, precisa ganhar mais opções de personalização, para atrair mais usuários. A interface é limpa, porém pode confundir usuários menos experientes, além de ser um pouco pesada em conexões de baixo desempenho. Falta um serviço de buscas para os feeds já cadastrados, além de parecer estranho não aparecer nenhuma propaganda nas páginas do serviço. A Inscrição em novas fontes encontra-se muito instável, além do serviço de label parecer complicar mais a organização do que ajudar. O serviço é de grande utilidade, provavelmente ganhará grande impulso nos próximos dias, mas ainda precisa de sérias melhorias, para atrair os usuários mais exigentes.
**Sugestões e correções do tuturial devem ser enviandos para nosso e-mail (undergteam [at] gmail [dot] com). Para dúvidas e comentários sobre o Google Reader, use a ferramenta de comentários do blog.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom trabalho este do Guia Google Reader.
Quando eu quiser um backup do Peopleware venho aqui, quase tudo... ;-)
Um abraço.